Alisson Grilo: professor da Unidavi é destaque em premiação artística internacional
- Viviane Burger
- há 11 horas
- 2 min de leitura
No dia 14 de maio de 2025, Alisson Grilo, professor do Colégio Universitário Unidavi, recebeu o prêmio Top Mind Internacional como artista destaque em Lisboa, Portugal. Em 2023, uma réplica de sua famosa pintura Árvore da Vida já havia sido exibida na capital portuguesa, chamando a atenção do público europeu.
O artista é formado em Design Gráfico e Artes Visuais, além de ser especializado em Arteterapia. Alisson ilustrou o livro A Cura Através do Coração (2019) e assina ilustrações em diversos gêneros literários. Sua arte já foi exibida em vários estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, além de alcançar países como Estados Unidos, França e Portugal. Sua obra transcende fronteiras e tem sido amplamente reconhecida em diferentes partes do mundo. O prêmio como artista destaque em 2025 é uma prova concreta desse reconhecimento. Sua trajetória inspira estudantes da Unidavi, servindo como exemplo de dedicação, talento e perseverança.

JORNAL: Ouvimos sobre a premiação e gostaríamos que nos contasse um pouco sobre a sua experiência e o seu processo nessa jornada.
ALISSON: Sim! O evento do qual participei destaca artistas que estão ativos no mercado, tanto na área da Arte quanto em trabalhos com empresas, jornais, enfim. Participam artistas brasileiros e também de fora do país, especialmente brasileiros com atuação no exterior, como na Europa.
No meu caso, é um trabalho que venho desenvolvendo há algum tempo. Já expus em Portugal e participei de exposições em Paris. Esse reconhecimento foi crescendo lá fora, até chegar o momento do prêmio, que foi entregue no dia 14, nesse último sábado. Recebi o troféu como artista destaque.
O evento também promove outras dinâmicas para envolver mais artistas. Eles fazem algumas votações, mas neste ano de 2025 eu fui premiado diretamente como destaque. Foi no Palácio Hotel, em Estoril, Portugal. É um evento de grande porte, especialmente pela cobertura da mídia e divulgação.
O prêmio é um troféu com meu nome, com o título de artista visual em destaque. Fiquei muito feliz, porque é um reconhecimento que vem de fora da nossa realidade aqui no Brasil, e que valoriza ainda mais meu trabalho aqui, mostrando às pessoas que estou desenvolvendo projetos consistentes, tanto na pintura quanto em outras formas de exposição artística.
JORNAL: E qual o nome do evento?
ALISSON: Top Art.
JORNAL: E o que você expôs lá? Foi uma pintura?
ALISSON: Sim, foi uma pintura. Na verdade, uma réplica da minha obra original, um protótipo, porque a peça original não está mais comigo. Essa foi a obra que seguiu para Portugal. Em outros países foram enviadas mais de uma tela. Amanhã mesmo estou enviando outras — são todas pinturas em tela.
O reconhecimento internacional de Alisson Grilo reforça a importância da valorização da Arte e da cultura como ferramentas de transformação social. Sua conquista no Top Art 2025 não apenas consolida sua carreira no cenário artístico global, como também inspira jovens talentos a acreditarem no poder da Arte e da expressão criativa. Alisson segue como um exemplo vivo de que o talento aliado à dedicação pode, de fato, alcançar o mundo.
Comentários