top of page

Ações colaborativas entre instituições trazem Rede Vovó Belinha para visita à Unidavi.

Atualizado: 27 de abr. de 2023



Inspirados pela metodologia da Escola da Ponte, fundamentada por José Pacheco, a Unidavi e a Rede Vovó Belinha realizam ações de formações conjuntas. Trata-se de um projeto de extensão, que teve início a partir da formação de professores que aconteceu no ano de 2022, ministrada pelos professores Alex, Gisele, Karina, Thyara e Sandra. A partir de diversas experiências vivenciadas, surge a ideia da proposta de parceria entre as duas instituições.


No dia 28 de março de 2023, a Unidavi recebeu a visita das crianças da associação de Centros de Educação Infantil Vovó Belinha. A visita foi acompanhada pelos estudantes do Grupo Estudantil de Iniciação Científica (GEIC), com turmas de 6° a 9° Anos que organizaram apresentações com o intuito de mostrar às crianças a estrutura e metodologias adotadas pela instituição.


A fim de compreender o escopo da ação, a equipe do jornal A Voz da Humanidavi entrevistou uma das professoras envolvidas neste projeto. Gisele Bailich conta como foi a experiência: “É de dar as mãos, se trata de uma comunidade escolar, e não só entre Unidavi e GEIC, mas toda a comunidade escolar de Rio do Sul.”


A docente também relatou que o processo trouxe autonomia e segurança aos estudantes que o realizaram, eles se sentiram, de certa forma, importantes, pois o objetivo das pesquisas era de sanar dúvidas e levar esse conhecimento à educação infantil. Essa experiência foi benéfica para ambas as instituições, as crianças se mostraram muito interessadas: “os olhos delas brilham por coisas muito simples, é uma experiência enriquecedora, porque contribui de várias formas, você percebe também estar contribuindo com outras instituições, é um outro contexto para essas crianças que vêm para a nossa instituição”, diz a professora.


Como resultado da experiência, foi possível perceber a alegria e encantamento das crianças por estarem em um ambiente diferente, conhecendo vários espaços que o colégio Unidavi proporciona, fomentando, assim, relações interinstitucionais e pessoais, indo ao encontro do que diz a professora Gisele: "[...] quando trabalhamos com crianças e adolescentes, nós aprendemos muito mais do que ensinamos, porque a gente sempre tem o domínio do conceitual, mas a gente aprende tantas outras coisas que vão além do conceitual, que é pra vida.”



 
 
 

Comments


bottom of page