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Do ensino à prática: as Linguagens como ponte para o engrandecimento pessoal e coletivo dos estudantes do Colégio Universitário Unidavi por meio de práticas interativas.

É de conhecimento geral a implementação do Novo Ensino Médio, conforme a Lei nº 13.415/2017, que foi ampliada em 31 de julho de 2024 com a adição da Política Nacional do Ensino Médio, que abrange todas as escolas brasileiras. Uma das principais e mais comentadas inovações foi a introdução dos Itinerários Formativos. Mas você sabe o que são esses itinerários?


Os Itinerários Formativos são um conjunto de disciplinas, oficinas e núcleos de estudo que têm como requisito completar a carga horária extra de 200 horas solicitadas pela nova lei. Normalmente, esses itinerários estão divididos em 5 categorias. No entanto, no Colégio Universitário Unidavi, eles são organizados em 4 áreas do conhecimento: Saúde (Ciências da Natureza), Engenharias (Matemática e suas Tecnologias), Sociedade e Cidadania (Ciências Humanas) e, por fim, Linguagens (Linguagens e suas Tecnologias). Nos aprofundaremos nesse último, abordando sua importância nos principais setores da comunicação e no progresso dos estudantes.


Segundo o Instituto FSB Pesquisa, a introdução desse itinerário aumentou em 10% o otimismo dos educandos em relação ao futuro e em 7% a satisfação deles com a escola. Um dos motivos para esse aumento é a facilidade com que as Linguagens auxiliam na interação entre os diferentes alunos que se encontram diariamente.


Interagir é fundamental para o desenvolvimento social, especialmente para os jovens de hoje, que estão cada vez mais confinados em bolhas sociais. O CEO do Grupo de Assessoria Educacional Rabbit, Christian Coelho, afirma que os jovens “ficam só vendo e escutando, e a interação fica aquém das necessidades sociais”. E acrescenta: “A interação social tem um impacto significativo na saúde mental. Estudos mostram que aqueles que têm dificuldade de se relacionar tendem a apresentar níveis mais altos de estresse, ansiedade, depressão e agressividade”.


No entanto, é importante ressaltar que interagir não se resume apenas a falar. Jogos esportivos, exercícios físicos de contato, arte, culinária e escrita também são áreas trabalhadas neste setor e, claro, o teatro e o inglês também estão inclusos. Essas divisões são fundamentais para o progresso acadêmico dos educandos. Como destaca a professora de Arte, Eliana Costa:


"O Itinerário de Linguagens contribui socialmente ao desenvolver a comunicação, o pensamento crítico, a expressividade, o desenvolvimento corporal, o respeito à diversidade e a interação digital. Academicamente, aprimora a leitura, a escrita, a expressividade, o raciocínio lógico e o desempenho enquanto pessoa, além de fortalecer a base para outras disciplinas. Assim, prepara os alunos para a vida em sociedade e para os desafios acadêmicos e profissionais."


Relacionar-se é uma das habilidades primordiais para progredir em uma carreira nos tempos atuais. Como aponta um estudo do Instituto Federal de Minas Gerais, realizado em 2023, que diz que o convívio social é essencial para a manutenção do ambiente de trabalho e o desempenho dos trabalhadores. Ao ser acolhido nesses espaços, o operário se sente mais confiante para realizar tarefas complexas e diversificadas.


Pensando nisso, o Colégio Universitário Unidavi implementa diversos recursos que, normalmente, não são abordados nas aulas regulares, como afirma uma estudante do Itinerário de Linguagens e também membro da equipe editorial do Jornal Voz da Humanidavi, Luisa Henz: “O Itinerário ensina coisas que, na aula regular, a gente não aprende, então, participando do Itinerário de Linguagens, a gente aprende além da aula.


Um exemplo disso é o ensino de escrita científica e jornalismo, áreas que desempenham um papel fundamental ao apoiar os estudantes na elaboração de publicações essenciais para a construção do currículo Lattes. Mesmo que o aluno não siga carreira diretamente nessas áreas, a publicação desses textos agrega valor significativo ao seu perfil profissional.


Além disso, não podemos deixar de destacar as áreas que podem direcionar diretamente os estudantes para suas futuras carreiras profissionais. Exemplos disso são os exercícios físicos e os esportes com bola, que podem abrir portas para uma carreira de atleta, ou o teatro, que oferece oportunidades para quem deseja seguir a trajetória cênica ou autoral. Essas práticas formativas e linguagens diversificadas são fundamentais para o desenvolvimento integral dos educandos, proporcionando habilidades que vão muito além do conhecimento acadêmico.


Apresentação de peça teatral desenvolvida no Itinerário de Linguagens


O Itinerário de Linguagens do Colégio Universitário Unidavi tem como objetivo principal capacitar os acadêmicos no aprimoramento de suas habilidades interativas e comunicativas, preparando-os para o sucesso acadêmico e, mais importante, para uma inserção eficaz no mercado de trabalho. Os professores, altamente capacitados e comprometidos com o processo educativo, utilizam métodos inovadores e essenciais para a construção de um perfil profissional competitivo e bem-sucedido. Essas práticas, frequentemente fora do convencional, são imprescindíveis para garantir que os alunos não apenas concluam sua formação, mas também estejam preparados para enfrentar os desafios da vida adulta.


Ademais, o Itinerário de Linguagens desempenha um papel crucial na superação de um paradigma significativo: a quebra das bolhas sociais nas quais muitos estudantes estão inseridos. Ao promover essa desconstrução, o itinerário expande as capacidades dos alunos de construir uma visão mais abrangente e inclusiva do mundo. Isso os prepara para interagir com diversas realidades e culturas, tanto no contexto profissional quanto pessoal, ampliando sua capacidade de adaptação e convivência em um cenário globalizado.



Referências


INSTITUTO FSB. Relatório Instituto FSB Pesquisa SESI SENAI: Novo Ensino Médio. Scribd, 2020. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/535100943/RELATORIO-Instituto-FSB-Pesquisa-SESI-SENAI-Novo-Ensino-Medio. Acesso em: 8 abr. 2025.

 
 
 

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