top of page

Estudantes do Itinerário de Linguagens do Colégio Universitário Unidavi prestigiam apresentações teatrais na Fundação Cultural

Atualizado: 19 de ago. de 2025

Os estudantes do Itinerário de Linguagens do Colégio Universitário Unidavi participaram de uma enriquecedora atividade cultural acompanhados por professores, na Fundação Cultural de Rio do Sul. O grupo foi prestigiar duas peças teatrais encenadas pelas turmas do Itinerário de Teatro, sob orientação da professora Thyara Nascimento.


A primeira apresentação foi uma adaptação do conto clássico “As Fadas” (Les Fées, no original), do escritor francês Charles Perrault. A história gira em torno de três irmãos, sendo a protagonista constantemente maltratada e forçada a trabalhar como empregada, inclusive por sua própria mãe. Tudo muda quando, ao ajudar uma senhora necessitada que, na verdade, era uma fada disfarçada, a jovem recebe um dom especial. Já os irmãos, por tratarem a fada com grosseria, são amaldiçoados. A peça culmina com a protagonista encontrando felicidade ao lado da rainha e da princesa. A encenação encantou o público pela sensibilidade e dedicação dos estudantes.



A segunda peça, mais longa, foi uma adaptação de “Bailei na Curva”, do dramaturgo brasileiro Julio Conte. Originalmente composta por 18 cenas, a versão apresentada contou com apenas 8, mas manteve a força e a profundidade da obra. Ambientada durante o período da ditadura militar no Brasil, a peça retrata o cotidiano difícil de jovens da época, destacando que, apesar do contexto político opressor, eles eram apenas adolescentes comuns. Todos os personagens têm algum tipo de ligação com a política, o que os conecta diretamente aos acontecimentos sombrios daquele período histórico. O desfecho, marcado pelo sequestro de um dos personagens, uma triste realidade da época, emocionou o público.


As apresentações não apenas entreteram, mas também proporcionaram momentos de reflexão e aprendizado. A experiência foi extremamente significativa tanto para os estudantes que atuaram e desenvolveram múltiplas habilidades, quanto para os que assistiram, ampliando seus horizontes culturais e históricos.


Agora, os estudantes do itinerário seguem em preparação para uma nova montagem, que será apresentada aos colegas no final do ano letivo.

Comentários


bottom of page