Salas ambiente do Colégio Universitário Unidavi: espaços que instigam o aprendizado dos estudantes

As salas ambiente são projetadas para um único componente curricular com recursos específicos para facilitar o aprendizado. Isso transforma a maneira como os alunos se movimentam na escola, já que são eles quem trocam de sala conforme o horário de cada aula.

O modo como esses ambientes são organizados torna o ambiente mais funcional e objetivo, possibilitando a abordagem do conteúdo de forma  mais atrativa para os estudantes. Outro benefício notável é a otimização do tempo da aula, visto que todo o material necessário está à disposição dos alunos e professores a todo momento.

Para os professores, as salas ambiente na escola possibilitam diferentes maneiras de ensinar. Nesse espaço de aprendizagem, fica muito fácil tirar dúvidas pontuais e contribuir com o aprendizado do aluno. Com uma sala exclusiva, cada componente curricular pode ser explorado mais a fundo, criando novas experiências. Nesse cenário, os professores possuem maior liberdade de organizar e equipar o espaço de acordo com necessidades específicas, fazendo uso de recursos tecnológicos, entre eles, a internet e o uso dos chromebooks. De acordo com  Secretaria de Educação do estado de São Paulo (1997 apud Rosario et. al., 2014. p. 11), a sala de aula ambiente permite:

a)agregar materiais, muitas vezes dispersos na escola, cujo uso conjugado permite enriquecer o trabalho docente;

b) montar situações concretas concernentes a cortes da realidade efetiva;

c) criar espaços e construir situações que permitam a participação diversificada do educando em seu processo de construção do conhecimento;

d)criar um espaço propício para a troca de experiências e exploração de vivências;

e) criar condições para a estimulação da observação e da criatividade.

Como exemplo, pode-se citar as salas de aula do Colégio Universitário Unidavi, que conferem uma ampla variedade de estímulos ao aprendizado, conferindo dinamismo nas relações de ensino e aprendizagem.

Referências

Rosario, Cintya L. do; Santos, Raimunda M. R.; Ferreira, Nataly N; Araújo, Klayton O. de; Mesquita, Stephanie C. R. Sala-ambiente: Espaço de Interação e Práticas Pedagógicas Inovadoras. In: XI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 1. 2014. Rio de Janeiro.

SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A escola de cara nova: sala-ambiente. São Paulo: SE/CENP, 1997.