top of page

Projeto O Eu, o Outro e o Nós: valorizando a expressão por meio da linguagem poética

Autores: Coletivo Turma do Integral

Projeto do Colégio Universitário Unidavi propõe atividades reflexivas e produção de poemas para estimular empatia, consciência cidadã e sensibilidade artística entre os alunos.


Refletir sobre quem somos, como nos relacionamos com os outros e o papel que exercemos na sociedade. Essa é a proposta central do projeto “O Eu, o Outro e o Nós”, desenvolvido pela Turma do Integral do Colégio Universitário Unidavi, sob orientação das professoras Karina de Jesus e Paula Tomazoni. A iniciativa tem como foco o desenvolvimento de valores éticos, o respeito à diversidade e a construção da cidadania por meio de práticas pedagógicas inovadoras.


Com base em atividades reflexivas e de sensibilização, o projeto incentivou os estudantes a expressarem sentimentos, ideias e vivências através da linguagem poética. A produção de poemas surgiu como estratégia para ampliar as formas de comunicação dos alunos, permitindo-lhes registrar experiências e emoções de maneira criativa e significativa.


“A poesia foi escolhida por ser uma linguagem que acolhe a subjetividade e, ao mesmo tempo, possibilita o diálogo com o mundo. Cada poema reflete uma construção coletiva, onde os alunos se reconhecem e reconhecem o outro”, destacam as professoras.


Durante o processo, a turma participou de rodas de conversa, dinâmicas de grupo e leituras inspiradoras, que despertaram a escuta ativa, a empatia e a valorização das diferenças. Os poemas criados abordam temas como respeito, solidariedade, convivência, sonhos e identidade, revelando a potência do olhar juvenil sobre questões sociais e humanas.


As produções poéticas do projeto estão registradas em imagens. Elas representam não apenas um exercício de linguagem, mas um convite à reflexão sobre a importância de enxergar o outro com sensibilidade e agir com responsabilidade no coletivo. Veja:




Comments


bottom of page