Estudantes do Colégio Universitário Unidavi Apresentam Peças Teatrais no Teatro Domingos Venturini

No dia 4 de junho, os estudantes das oficinas criativas de teatro do Colégio Universitário Unidavi subiram ao palco do Teatro Domingos Venturini para apresentar duas produções: "Fofocas" e "Um Sonho de Uma Noite de Verão". As apresentações, dirigidas pela professora Thyara Nascimento Hirano, contaram com a participação de alunos do Ensino Médio, além do professor Éverton Leandro Chiodini e da diretora Sandra Aparecida dos Santos.

Essas apresentações foram o resultado de um intenso trabalho que envolveu dinâmicas de atuação e jogos teatrais realizados ao longo dos três meses anteriores. "Fofocas" e "Um Sonho de Uma Noite de Verão" foram escolhidas pelos próprios grupos e, devido à quantidade de atores, passaram por um processo de adaptação. Em "Fofocas", cada estudante pôde escolher o ambiente em que atuaria, enquanto na peça "Um Sonho de Uma Noite de Verão", cada um representou um sabor de pizza, participando de um processo criativo individual que expandiu o número de papéis em ambas as peças.

Apesar das adaptações, as peças mantiveram sua essência original, sendo apresentadas em formato de esquete devido ao tempo reduzido de ensaio. Esquete é uma pequena peça ou cena curta, geralmente cômica, realizada por poucos atores, com ou sem improviso.

O processo de preparação das peças começou com jogos teatrais baseados na metodologia de Viola Spolin, autora e diretora teatral norte-americana que inspira a professora Thyara. Esses jogos ajudam os estudantes a desenvolver suas habilidades de atuação por meio de exercícios que estimulam a criatividade e a improvisação. A professora enfatizou a importância das três perguntas básicas em qualquer cena teatral: "Quem eu sou?", "Onde eu estou?" e "O que estou fazendo?", como fundamentos para a construção das apresentações e dos diversos jogos de atuação feitos em sala.

Mesmo com o tempo limitado de três meses, os estudantes demonstraram um significativo desenvolvimento pessoal e artístico. Muitos relataram uma diminuição da timidez e do medo de se expor, além de uma maior confiança em suas habilidades. Thyara destaca que o teatro revelou talentos que antes estavam escondidos.

Apesar dos desafios enfrentados, como a falta de um espaço específico para ensaios, a professora acredita que o teatro tem um impacto profundo na vida dos estudantes. Ela afirma: "Para além de todas essas habilidades, há uma que me impacta como pessoa na vida e que vejo se projetando neles: a gente se torna flexível a tudo que está por vir. O teatro flexibiliza a gente, porque ele trabalha com o erro, porque ele trabalha com o improviso. O teatro ajuda muito em todos os campos do ensino e das profissões, porque você está sempre em um movimento criativo, sempre em um movimento de co-criar as coisas.”

As expectativas para as próximas produções são altas. A recente experiência no Teatro Domingos Venturini inspirou os jovens atores a continuar explorando o mundo do teatro, deixando-os ansiosos pela próxima peça, que será definida por eles mesmos. Antes do final do semestre, eles participarão de um processo de criação coletiva que poderá subsidiar o texto da apresentação de final de ano.

Breve descrição das peças:

Um Sonho de Uma Noite de Verão"Um Sonho de Uma Noite de Verão" é uma adaptação da obra homônima de Shakespeare, feita por Thiago Becker e continuada por Thyara, na época professores da Fundação Cultural de Rio do Sul, junto aos coletivos que estudavam teatro na época da montagem da peça. A peça é contextualizada para ser contada por um grupo fictício de artistas de rua da Cia Milkshakespeare, onde os personagens representam diferentes sabores de pizza. Devido ao tamanho do texto original, apenas o início da peça foi apresentado. Nesta adaptação, os artistas formam um grupo atrapalhado com a missão de encenar uma das peças mais celebradas de Shakespeare. Em meio a ensaios desorganizados, improvisos e mal-entendidos cômicos, a companhia reinventa o início da peça "Sonho de Uma Noite de Verão" com muita criatividade e humor.

Fofocas"Fofocas", escrita por Maria Clara Machado, explora os efeitos e consequências dos rumores entre jovens. A trama se passa nos contextos de vida de cada um dos personagens, que estão em constante vigilância sobre a vida alheia. A história começa com uma fofoca aparentemente inofensiva, mas que rapidamente se espalha e ganha proporções inesperadas. A peça acompanha a vida de diferentes personagens, cada um com suas peculiaridades e segredos, cujas ações e reações diante das fofocas tecem uma rede de mal-entendidos e situações bizarras.