top of page

III SIMPÓSIO DA CÁTEDRA UNESCO: EDUCAÇÃO EM CIDADANIA GLOBAL E JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL

Em agosto de 2025, estudantes do 2º Ano e três estudantes do 1º Ano do Ensino Médio do Colégio Universitário Unidavi participaram do III Simpósio da Cátedra Unesco: Educação em Cidadania Global e Justiça Socioambiental como ouvintes dos trabalhos. Além disso, quatro produções acadêmicas foram apresentadas representando o Colégio.


O Simpósio tem como propósito reunir experiências e pesquisas que abordam a educação em cidadania global e justiça socioambiental, envolvendo estudantes de graduação e pós-graduação, além de professores da educação básica e do ensino superior de universidades do Brasil e da América Latina. O evento se organiza em três eixos temáticos principais: cidadania global, línguas, interculturalidade e plurilinguismo; justiça socioambiental e sustentabilidade; internacionalização da educação e democratização do conhecimento.


ree

A UNESCO no Brasil tem como objetivo oferecer cooperação técnica qualificada nas áreas de seu mandato, contribuindo de forma efetiva para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável. A organização busca aproveitar seus pontos fortes e experiências em um país de grande diversidade, apoiando políticas públicas e iniciativas que promovam a educação, a ciência, a cultura e a cidadania.Durante a elaboração de seu Marco Estratégico, a UNESCO realizou uma ampla análise das políticas nacionais e das prioridades indicadas por diferentes esferas de governo e pela sociedade civil, resultando em um conjunto de objetivos estratégicos voltados ao desenvolvimento sustentável e à equidade social.


O Colégio Unidavi foi destaque no evento, com a apresentação de quatro trabalhos que dialogam com os temas centrais da Cátedra:


Jogos pela Sustentabilidade no Ensino Médio: Uma Experiência Didática com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), dos professores Dr. Adilson Tadeu Basquerote Silva e Me. Éverton Leandro Chiodini;


Agroecologia e Justiça Socioambiental: Agricultura Familiar Orgânica como Estratégia de Sustentabilidade e Cidadania no Alto Vale do Itajaí, das estudantes Lindsay Lohn e Thaine Corrêa Cequelero;


Moda, Território e Desigualdade: Uma Leitura Geográfica dos Impactos do Fast Fashion, da estudante Aimée Schweppe Holler;


Cidadania Global, Educação Geográfica e Democratização do Conhecimento no Ensino Médio: Uma Análise do Projeto “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, dos estudantes Enzo Augusto Scheller Basquerote Silva e Maria Eduarda Steffen.


As apresentações tiveram grande relevância no contexto da Cátedra, especialmente pelo protagonismo dos estudantes do Ensino Médio em um evento predominantemente composto por participantes do ensino superior. Essa participação evidencia o compromisso do Colégio com a formação crítica, a pesquisa e a promoção da cidadania global e socioambiental.

 
 
 

Comentários


bottom of page