Dia dos Pais: Comemorações Globais e a Inspiradora exposição artística “Natividade”
- Viviane Burger
- 30 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
O Dia dos Pais é uma ocasião especial que vai além de homenagear apenas os pais do sexo masculino. Essa data é uma forma de expressar gratidão por figuras paternas, sejam elas mães, avós ou padrastos. O conceito de pai transcende o título biológico, representando o núcleo familiar.
Comemorado por todo o mundo, o Dia dos Pais, as comemorações dedicadas aos pais, tem origens na antiga Babilônia, há quatro mil anos, quando Elmesu esculpiu uma mensagem em argila desejando saúde e felicidade a seu pai, Nabucodonosor, havendo relatos de festejos ao redor da figura paterna ao longo de toda a Antiguidade.
No entanto, o Dia dos Pais, tal qual conhecemos, teve início nos Estados Unidos em 1909, quando Sonora Louise Smart Dood decidiu homenagear seu pai, um ex-combatente da Guerra Civil Americana, o agradecendo pela dedicação na criação de seus filhos, sozinho, após a morte de sua esposa no nascimento do sexto filho.
A data foi oficializada em 1910, assim, o primeiro Dia dos Pais foi comemorado no dia 19 de junho de 1910, aniversário do pai de Sonora. Depois da primeira celebração, a data difundiu-se por todos os Estados Unidos, sendo, desde então, celebrado por lá no terceiro domingo do mês de junho.
Aqui no Brasil, a comemoração do Dia dos Pais surgiu de uma ação publicitária do então diretor do jornal “O Globo” do Rio de Janeiro e publicitário, Sylvio Bhering, em 1953. Seu objetivo era estimular o comércio no segundo semestre.
A data escolhida para a comemoração foi o dia 16 de agosto, visto que coincide com o dia de São Joaquim, que era pai de Maria e avô de Jesus Cristo. Na época, a comemoração era chamada de Dia do Papai.
A celebração então se popularizou e espalhou-se pelo Brasil, até ser oficializada no segundo domingo de agosto, similar ao que acontece no Dia das Mães, comemorada no segundo domingo de maio.
Mas a data não se restringe apenas a esses países, hoje é comemorada ao redor de todo o mundo, variando em datas e significados que se dão à figura paterna, todos seguindo seus próprios costumes locais.
Um exemplo é a Alemanha, onde o Dia dos Pais coincide com a celebração do dia da ascensão de Jesus, a qual varia conforme o calendário da Páscoa. Já a Espanha, Itália e Portugal comemoram o Dia dos Pais em 19 de março, no dia de São José.
Por curiosidade, o mês com mais comemorações oficiais de dia dos pais é junho, sendo comemorado na Argentina, Peru e Reino Unido no terceiro domingo do mês, no Paraguai uma semana antes, no Canadá dia 17, e na Grécia no dia 21.
A África do Sul, como o Brasil, também comemora no segundo domingo do mês de agosto.
Comemorações na Unidavi
No Colégio Universitário Unidavi, a data não passou em branco. Contamos com a apresentação de exposição artística comemorativa intitulada "Natividade", idealizada e concretizada pelo pai de um dos estudantes do Ensino Médio e artista, o senhor Márcio Corrêa. A obra é a continuação da exposição “Origem”, que visa apresentar em obras artísticas, a história do homem sobre este planeta.
A exposição “Natividade” simboliza o princípio da família, representado por um presépio. Márcio justifica a escolha do presépio como símbolo do princípio da família, pois, no Natal, muitas famílias, em todo o mundo, se reúnem ao redor do presépio, da árvore de Natal e, por assim dizer, ao redor da história familiar e do nascimento de Jesus.

Além disso, o presépio efetivamente encapsula a concepção convencional de família, apresentando a figura de um pai, José, que não necessariamente é o pai biológico de seu filho. A presença da mãe, Maria, que deu à luz ao primeiro filho da família, Jesus, também está presente.
Essa obra é trazida para o Colégio Universitário Unidavi no Dia dos Pais devido à representação paterna de José. O artista o admira e o considera um símbolo de grande interesse e mistério, uma vez que seu paradeiro é desconhecido. Ademais, mesmo nos poucos relatos existentes sobre José, ele sempre foi retratado como uma figura paternal proeminente, indicando que sempre cuidou zelosamente da família, inclusive acompanhando Maria até Jerusalém para o nascimento. Outro ponto notável é que José cuidou e criou seu filho, Jesus, exemplarmente, mesmo não sendo seu pai biológico.
Caso você queira ver as obras, a exposição continuará exposta até dia 06/09 no Hall principal da Unidavi, após isso, estará exposta entre os dias 26/09 a 20/10 na galeria da Fundação Cultural em Rio do Sul.
![[COLÉGIO-CAMPANHA]logo-colégio-unidavi-v2.png](https://static.wixstatic.com/media/c36e51_5e1776d1019a4dd58a5b4a9c8a0c6e86~mv2.png/v1/fill/w_180,h_75,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BCOL%C3%89GIO-CAMPANHA%5Dlogo-col%C3%A9gio-unidavi-v2.png)






Comentários