top of page

Diálogos: Novo Ensino Médio no Colégio Unidavi.

No seu segundo ano de continuidade, o Novo Ensino Médio no Colégio Unidavi, que traz consigo mudanças na grade curricular e proposta de disciplinas optativas em todas as escolas do país, tem gerado opiniões divergentes. Em duas tardes semanais são oferecidos Itinerários Formativos. Essas propostas são ofertadas por meio de aulas divididas em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, totalizando, em média, 400 horas anuais de aulas.

A Lei nº 13.415/2017 modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que estabelece o aumento progressivo da carga horária. Anteriormente, o tempo estipulado era de, no mínimo, 800 horas-aulas anuais (totalizando 2.400 no ensino médio completo). No novo modelo obrigatório, a carga horária chega ao total de 3.000 horas ao final de três anos.

A partir do ano de 2022, as disciplinas obrigatórias passaram a ser agrupadas em suas áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas).

Segundo a diretora do Colégio Unidavi, Sandra Aparecida dos Santos, a implementação do Novo Ensino Médio como uma nova forma de aprendizado traz consigo aspectos positivos. De acordo com a gestora, essa modalidade de ensino:

[...] tem evidenciado aspectos positivos, visto que o diálogo ainda é mantido com os estudantes que terminam o ensino médio e ingressam no superior. [...] Então a gente tem visto evidências de aprendizagem, evidências de aspectos positivos.

O projeto de implantação do Novo Ensino Médio no Colégio Unidavi proporciona uma diversidade de experiências individualizadas e coletivas, criando condições diferenciadas de compreensão dos conteúdos propostos com o objetivo de qualificar seus estudantes para o mercado de trabalho e vida acadêmica.



 
 
 

Comentários


bottom of page