Viviane Burger

Dos Fazeres Pedagógicos: Navegando em Histórias: A Pesquisa sobre Eventos Marítimos Refletida no Teatro durante as Aulas de Língua Portuguesa

A atividade teatral sobre o Titanic, iniciada no ano passado (2023), foi uma proposta inserida nas aulas de Língua Portuguesa, ministradas pela professora Viviane Steinheiser Burger, envolvendo pesquisa, roteirização e encenação de um dos eventos mais marcantes da história. Contudo, devido às enchentes que afetaram a região, o projeto precisou ser temporariamente suspenso. Entretanto, atendendo ao pedido dos próprios estudantes dos 9º Anos, a peça foi retomada e apresentada com grande entusiasmo neste ano, 2024.

Durante a pesquisa, os alunos não apenas estudaram o naufrágio do Titanic, mas também exploraram o incidente da implosão do submarino Titan, que reacendeu o interesse por tragédias marítimas e trouxe discussões sobre segurança e tecnologia. A pesquisa histórica, científica e cultural sobre os dois eventos serviu de base para a construção do roteiro, que foi cuidadosamente elaborado pelos estudantes nas aulas de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Viviane. É importante destacar que o tema, que envolve catástrofes históricas e avanços tecnológicos, mostra-se um grande potencial para futuras redações de vestibulares, pois permite reflexões profundas sobre o impacto da tecnologia na segurança e as lições extraídas desses eventos.

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o teatro aparece na Língua Portuguesa como uma forma de expressão cultural e artística que contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades comunicativas e sociais dos alunos. Ele é abordado principalmente no eixo da oralidade e da produção textual , além de estar relacionado com as práticas de leitura e análise crítica de textos. Desse modo, a atividade teatral proporcionou o desenvolvimento de diversas habilidades, como trabalho em equipe, criatividade, expressão oral, resolução de problemas e autonomia. Além disso, promoveu o pensamento crítico ao estimular os estudantes a refletirem sobre as implicações tecnológicas e humanas dessas tragédias. A retomada da peça neste ano simbolizou a persistência e o compromisso dos alunos com o projeto, resultando em uma apresentação emocionante e enriquecedora para toda a comunidade escolar.