top of page
Viviane Burger

Entre a Realidade e o Mito: A Fascinante Origem do Folclore e das Lendas Urbanas

O folclore e as lendas urbanas estão presentes em nossas vidas desde a infância. Ouvimos histórias absurdas que, muitas vezes, fogem completamente da realidade, e, claro, muitas delas têm a intenção de nos assustar e alertar sobre diversos perigos, que em alguns casos são bastante específicos. Embora tenhamos consciência disso, de onde realmente vêm o folclore e as lendas urbanas?


A origem do folclore é fascinante; afinal, contos folclóricos são, em sua essência, lendas populares de tradição oral que fazem parte da identidade cultural de um povo. Essas lendas geralmente se originam de eventos e fenômenos da natureza que, para determinada comunidade, representam algo desconhecido, criando uma necessidade de compreensão. Nesse contexto, são formuladas explicações que façam sentido e, aos poucos, essas narrativas se integram à cultura e à fé da população.


As lendas urbanas, por sua vez, possuem uma origem mais complexa. Elas são formuladas a partir de histórias e boatos que mesclam elementos narrativos em um contexto contemporâneo, sem necessariamente pretender explicar os fenômenos que abordam. Qual poderia ser a origem de um elemento cultural tão diverso e praticamente exclusivo das regiões em que foi criado? Em geral, as lendas urbanas emergem de boatos que, ao se espalharem e não serem imediatamente desmentidos, tornam-se crenças locais, um tipo de mito ou folclore regional.


Desse modo, muitas lendas urbanas possuem uma narrativa semelhante àquelas do folclore; no entanto, enquanto o folclore busca explicações para fenômenos diversos, as lendas urbanas surgem de boatos que frequentemente trazem um tom de advertência sobre possíveis perigos. É importante notar que diferentes grupos, em diferentes momentos da história, se interessam em explicar e imaginar o desconhecido, transformando a realidade em algo além do que realmente é uma característica humana que perdura ao longo do tempo.


E você, leitor, já ouviu alguma dessas histórias e se perguntou: e se fossem reais?



Referências


DION, Sylvie. A LENDA URBANA: um gênero narrativo de grande mobilidade cultural. In: Boitatá. Disponível em: <https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/31156/21875>. Acesso em: 08 out. 2024.


RENARD, Jean-Bruno.Um Gênero Comunicacional: os boatos e as lendas urbanas. In: FAMECOS. Porto Alegre. n. 32. abr. 2007. Disponível: <https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/3421/2684>. Acesso: 08 out. 2024.


Comments


bottom of page