Stop Motion no Colégio Universitário Unidavi
- Viviane Burger
- 2 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
A equipe editorial do jornal A Voz da Humanidavi realizou uma entrevista com os responsáveis pelo grupo de Stop Motion no Colégio Universitário Unidavi. Os estudantes e professora falaram sobre o projeto, suas produções e planos para o futuro. Confira:
(Equipe) O que os interessou a colocar em prática o projeto de Stop Motion?
(Grupo do Stop Motion) O projeto de Stop Motion estava sendo pensado desde 2020, onde nós percebemos que, como o nome "Stop Motion" estava no currículo, nos encantamos e começamos a pensar no projeto com a ajuda da professora Thyara.

(Equipe) Como está sendo o projeto desenvolvido por vocês?
(Grupo do Stop Motion) Está sendo bem interessante, é bem produtivo, considerando que a gente está em quatro pessoas. A gente faz no nosso tempo e sempre finalizamos as proposições antes do prazo.
(Equipe) Vocês pensam em abrir mais vagas?
(Grupo do Stop Motion) As vagas para participação do projeto já estão abertas, tanto para as pesquisas e experimentações, quanto para o filme principal. As vagas que estão abertas são para a parte criativa, roteirização e também para edição, pois não tem como fazer um filme de grande produção apenas com quatro pessoas.
(Equipe) Quais são os objetivos de vocês para o futuro com o projeto?
(Grupo do Stop Motion) Nosso projeto tem objetivo de realizar um longa-metragem de grande produção até o terceiro ano do Ensino Médio. Hoje experimentamos e vemos o que funciona e o que não, assim aprendemos para ver o que fazer no projeto final.
(Equipe) E para vida pessoal de vocês, o que acreditam que esse projeto pode proporcionar?
(Grupo do Stop Motion) Quando publicado, o longa ajudará e complementará o nosso currículo. Chegar em um lugar de produção multimídia e falar que teve um filme publicado, será gratificante.
Em conversa sobre o projeto de Stop Motion, a professora coordenadora do projeto, Thyara Cristina do Nascimento Hirano, relatou que:
"O projeto se desdobra da sala de aula. Em 2020, pensando com a gestão sobre os motivos de estudar no Colégio Unidavi, escolhemos fazer essa comunicação através do Stop Motion. Na época, o coordenador do curso de produção multimídia questionou o motivo de não desenvolver um projeto no colégio.
Em 2021, passamos a realizar o projeto a partir do componente curricular da Arte, comigo como professora. No ano passado, os estudantes se envolveram tanto com a linguagem que quiseram continuar na pesquisa e a gestão considerou o pedido, fazendo com que pudessem continuar a pesquisa durante a tarde de Itinerário Formativo.
Nos 3 anos, conversamos com várias pessoas sobre técnicas da animação, tanto 3D quanto 2D, e também com dubladores, fizemos visitas ao AnimaKing (primeiro estúdio a lançar um longa de Stop Motion no Brasil) dois anos subsequentes para ampliar a pesquisa e eles verem o conhecimento sendo aplicado na prática a nível acadêmico e profissional. Hoje, temos o apoio do professor do curso de animação em Stop Motion da UFSC e estamos organizando a vinda dele pra cá. Já identificamos outros estudantes que querem fazer parte do projeto com o grupo que está formado e seguimos assim: pesquisando juntos!"
![[COLÉGIO-CAMPANHA]logo-colégio-unidavi-v2.png](https://static.wixstatic.com/media/c36e51_5e1776d1019a4dd58a5b4a9c8a0c6e86~mv2.png/v1/fill/w_180,h_75,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5BCOL%C3%89GIO-CAMPANHA%5Dlogo-col%C3%A9gio-unidavi-v2.png)






Comentários