Uso de ferramentas tecnológicas na educação: potencialidades e desafios

A crescente onda do uso de ferramentas tecnológicas na pedagogia avança sobre todo o mundo, trazendo consigo possibilidades e desafios para a educação. Na Unidavi, instituição de ensino que busca estar na vanguarda das práticas educacionais, o uso de diversas tecnologias já é amplamente adotado.

Segundo a Diretora do Colégio Universitário Unidavi, Sandra Aparecida dos Santos, as tecnologias podem tanto ser potencializadoras quanto prejudiciais à educação. Ela destaca a importância da intencionalidade de quem as utiliza para determinar seu impacto no processo de aprendizagem, onde professores, estudantes e gestores devem compreender como utilizar essas ferramentas de forma adequada a fim de potencializar o ensino. Sandra afirma: "A tecnologia, ou as tecnologias, os artefatos tecnológicos, são ferramentas, então, toda e qualquer ferramenta, ela é desenvolvida com alguma finalidade e mediante a intencionalidade de quem usa, é que ela pode tornar-se uma ferramenta prejudicial, ou uma ferramenta de fato, potencializadora do processo de aprender e ensinar."

A pandemia

A pandemia serviu como um divisor de águas no uso de tecnologias na educação, acelerando a implementação dessas ferramentas. Um exemplo marcante dessa mudança repentina foi a adoção em larga escala do Google Classroom. No entanto, a transição para o ensino à distância enfrentou resistência por parte dos adultos, enquanto as crianças e jovens se adaptam mais facilmente. Sandra comenta sobre esse desafio: "[...] havia uma resistência muito maior e muito mais intensa por parte dos adultos, do que propriamente pelas crianças e jovens, [...] até porque a ferramenta chega, primeiro tu precisa conhecê-la, aí tu precisa traduzir tudo que tu conhece dela para seu processo, para dentro de como usá-la e isso requer novas habilidades e mais tempo de dedicação, tu ficas fazendo aquilo que tu já sabes, utilizando as ferramentas que tu já conheces. A pandemia veio e disse: 'Sandra, não dá mais, é, não dá. Tu tens que migrar para o ambiente virtual’”.

No entanto, a Unidavi teve uma adaptação mais tranquila ao ensino remoto em comparação a outras instituições. Isso se deve ao fato de que, desde 2018, os professores e a coordenação já haviam recebido formação sobre os aplicativos do Google, incluindo o Classroom. Essas ferramentas já estavam sendo gradualmente implementadas no dia a dia escolar, o que facilitou a transição. Além disso, os estudantes já utilizavam o e-mail @unidavi para se comunicar com os professores, estabelecendo uma padronização e familiaridade com a plataforma.

Atualidade e o Chat GPT

Olhando para a gama das ferramentas tecnológicas atuais, as IAs vêm tomando grande representatividade e foco pelo mundo. Nesse sentido, o Chat GPT vem se tornando uma ferramenta amplamente discutida e aplicada em diferentes áreas, não escapando de ser usada também, na área da educação. Muitos estudantes passaram a utilizá-lo para realizar seus trabalhos escolares, e quando empregado corretamente, torna-se um impulsionador da aprendizagem. No entanto, é fundamental que os estudantes saibam utilizar a ferramenta adequadamente, evitando prejuízos à sua própria educação. A diretora Sandra ressalta que a educação precisa se adaptar a essa nova ferramenta e desenvolver estratégias que a coloquem como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem: "[...] é um grande desafio, para que a gente pense em outras lógicas de ensinar e aprender [...] eu acho que é uma grande oportunidade para a gente começar a pensar, frente a essa ferramenta, ou, criar estratégias que coloquem a ferramenta como uma aliada.".

O uso intensivo e sem verificação do chat GPT, pode se tornar extremamente prejudicial à educação, já que sem uma verificação de seus resultados por parte dos estudantes, ele pode se tornar uma fonte errônea de informações, como destaca o professor Vinicius: “[...] tem que ser usado, só que a gente tem que saber usar, por que, tem muito erro no chat GPT [...] ele é só processo estatístico, tu consegues fazer ele errar, e errar muito bem errado [...], porque ele só parte de palavras que fazem sentido depois da próxima, então ele não sabe o que está escrevendo”

Conclusão

Em suma, o uso de ferramentas tecnológicas na educação apresenta um cenário tanto promissor quanto desafiador. Na Unidavi, uma instituição de ensino dedicada a práticas inovadoras, essas tecnologias são amplamente adotadas. Contudo, é crucial destacar que o impacto delas depende da intencionalidade de quem as utiliza.

A pandemia da COVID-19 provocou uma mudança abrupta quanto ao uso de tecnologias no âmbito da educação, exigindo uma rápida adaptação por parte dos educadores. A novidade das IAs, principalmente do Chat GPT, também vem se tornando ferramentas de destaque na educação, trazendo tanto benefícios quanto desafios.

Diante das inovações tecnológicas, a educação precisa rever as suas estratégias, reconhecendo-as como aliadas no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, a Unidavi se destaca como uma instituição que busca superar esses desafios, adaptando-se rapidamente às novas demandas e aproveitando as vantagens oferecidas pelas ferramentas tecnológicas.